Varizes

A principal razão para o médico vascular ser acionado pelos pacientes.

O que são as varizes?

Varizes são veias superficiais e dilatadas que apresentam-se nas pernas das pessoas, mais comum em mulheres, de coloração esverdeada, formando o típico "alto-relevo" na pele. Fazem parte de um conjunto de alterações que podem gerar dor nas pernas no final do dia, inchaço em pés e tornozelo, câimbras, escurecimento da pele e até feridas de difícil cicatrização (úlceras varicosas), de acordo com o estágio da doença.

Por onde começo?

O primeiro passo é entender o que realmente está incomodando. Algumas pessoas queixam-se de dores intensas nas pernas, outras desejam apenas um melhor visual, mesmo sem estarem sentindo desconforto algum. Na maioria dos casos, há uma combinação destes fatores, então visamos tratar o paciente de forma completa. O objetivo é a melhora da qualidade de vida, mas sem descuidar da auto-estima, procurando tratamentos que também tragam bons resultados visuais.

É preciso fazer algum exame?

O paciente sempre será submetido ao exame de Eco Doppler Venoso de Membros Inferiores, idealmente feito pelo próprio médico vascular que o solicitou. Este exame é fundamental no planejamento do tratamento, pois dele conseguimos informações sobre as origens, as raízes, das varizes visíveis. Podemos encontrar varizes simples, que não se comunicam com vasos importantes, ou então varizes complexas, muitas vezes relacionadas à veia safena.

Como é o tratamento?

Concluímos a avaliação traçando o Plano de Tratamento. Pode envolver recomendações médicas como atividades físicas, perda de peso, uso de meias elásticas e medicações. Entretanto, na maior parte dos casos, associamos procedimentos, como as sessões de Escleroterapia Líquida (veja aqui como é realizada), Escleroterapia com Espuma (para saber mais, clique aqui), Cirurgia de Varizes e Laser. Para quase todos, utilizamos uma combinação de várias destas medidas. Cada uma delas apresenta vantagens e desvantagens, seja na velocidade do resultado, no aspecto final, no tempo de afastamento do trabalho e nos custos.

Ficou com alguma dúvida? 

Dr. Lucas Barbosa atende no centro de Canoas, RS.

Clique aqui para agendamento online de consultas por WhatsApp.

Aqui para contato por Instagram.