Buscar
  • Dr. Lucas Barbosa

Ultrassonografia (ou Ecografia) Venosa com Doppler Colorido de Membros Inferiores em Canoas - RS


Como é feito e para que serve este exame?

Este é um exame indolor, resolutivo e seguro, que tem como objetivo estudar as veias e seu fluxo sanguíneo. Se a infra-estrutura local permitir, pode ser feito no próprio consultório médico, sem necessidade de preparo prévio. Com o seu resultado podemos obter uma série de informações importantes para o diagnóstico e tratamento das doenças venosas, principalmente na investigação de dor nas pernas, edema (inchaço) no fim do dia, origem das varizes e outras alterações. A paciente deve ficar com os membros inferiores apoiados em uma pequena plataforma, de forma confortável. O exame é realizado utilizando um gel e um transdutor (probe) que é manipulado pelo médico - muitas vezes, o próprio Cirurgião Vascular que o solicitou.




Como funciona este exame?

O aparelho emite ondas ultrassônicas (não conseguimos ouvir), que refletem nos tecidos do corpo de formas distintas - pele, tecido adiposo, vasos - que emitem literalmente um eco, registrado "ao vivo" nas imagens, conforme deslizamos o transdutor pela pele. O equipamento traduz os diferentes ecos nas figuras em preto-e-branco que geralmente remetem aos exames dos bebês no útero materno realizados durante a gravidez. A função de Doppler Colorido é utilizada para estudar a dinâmica de movimentação sanguínea, avaliando de forma efetiva a circulação e possíveis alterações.


Fui diagnosticado com refluxo de veia safena. E agora?

Um dos resultados frequentes deste exame é justamente a "Insuficiência (ou refluxo) de veia safena". Não há necessidade de preocupação maior, pois é uma das situações mais comuns que nós, médicos especialistas no assunto, estamos habituados a lidar. Existem diversas formas eficazes e seguras para o tratamento. O significado desta conclusão é de que as varizes presentes no exame físico e os sintomas relacionados podem ter uma causa clara, no caso, originada por uma alteração no fluxo da veia safena.


É necessário repetir este exame depois de algum tempo?

Sim, caso os sintomas mudem de forma significativa ou o paciente estiver em acompanhamento por ter uma doença venosa em fase de tratamento específico. Um dos tratamentos em que repetimos este mesmo exame algumas vezes no mesmo mês é a Escleroterapia Ecoguiada Com Espuma Densa. Através dele podemos guiar e verificar o resultado das sessões passadas, além de planejar novas sessões, caso necessário.



Quer saber mais sobre este e outros assuntos? Me acompanhe no Instagram: https://www.instagram.com/drlucasbarbosa/




8 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo