Buscar
  • Dr. Lucas Barbosa

Qual é o tratamento para varizes?

Cirurgia? Remédios? Meias Elásticas? Laser? Espuma? Afinal de contas, como são tratadas as varizes? Bom, há uma variação grande de padrões - pessoas com muitos sintomas, outros com quase nenhum, vasinhos finos e varizes grossas. Vamos dar um apanhado geral aqui de como nós, médicos, encaramos essas situações.


Os tratamentos se dividem em três áreas de atuação:


  1. Medidas posturais, acessórios e mudanças de hábitos.

  2. Medicamentos - orais ou tópicos.

  3. Intervenções - procedimentos minimanente invasivos e cirurgias.

No primeiro grupo, procuramos ver se há possibilidade de melhorar a circulação através de atividades físicas, orientações para elevação das pernas, mudanças na rotina e utilização de meias elásticas.


No segundo, podemos considerar medicações que reduzam o inchaço das pernas, câimbras e dores, além de revisar medicações usadas para outros fins que possam interferir nos sintomas.


Por fim, temos a terceira área de atuação - quando optamos por abordar os vasos alterados visando melhorar tanto a saúde quanto o aspecto estético das pernas. Cada vez menos usamos cirurgias e passamos a priorizar tratamentos feitos em consultório, com segurança, evitando internações, hospitais e anestesia geral/raquianestesia - e isso é cada vez mais possível e confortável.


Sempre digo que, na vascular, andamos com um pé na saúde e o outro, na estética. Para andarmos para frente, preciso estar atento às necessidades de cada pessoa, formatando um plano de tratamento que envolva todos os aspectos daquele paciente à minha frente. É comum revisar os hábitos, medicações e histórico do paciente para aumentar a chance de atingir bons resultados. Veja aqui no site várias informações sobre os cada um dos tratamentos disponíveis!


2 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo