Buscar
  • Dr. Lucas Barbosa

Remédios para varizes - Funcionam?

No consultório é comum que pacientes com sintomas importantes - inchaço, dor ao fim do dia, câimbras cheguem com a esperança de haver um remédio certeiro que resolva todos os problemas que as varizes causam.


Alguns inclusive têm a expectativa de que os remédios (comprimidos ou cremes) possam reduzir o tamanho e quantidade das varizes. Existem propagandas de internet que prometem esse tipo de resultado, reforçando o "mito".


Vejam bem, os remédios que utilizamos têm como objetivo apenas o controle dos sintomas das varizes. A forma de agirem é reduzindo o acúmulo de líquidos nas pernas (o nome técnico é redução da permeabilidade capilar) e aumentando o tônus das veias. Não há, até o momento, nenhum medicamento oral ou tópico (pomadas, cremes), que consigam eliminar vasinhos, varizes ou a veia safena.


Então, fica dado o recado; remédios podem ser sim muito úteis para controle de sintomas! Quando o objetivo é eliminar as varizes visíveis, ficaremos com as principais opções; Laser, Escleroterapia (Líquida ou Espuma) e Cirurgia.


0 visualização0 comentário

Posts recentes

Ver tudo